Home

Seguidores

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Peixe Espada

Reprodução


O Peixe Espada é vivíparo, ou seja, reproduz-se através da fecundação interna (cópula). Os filhotes já nascem com a forma adulta, só que menores. A reprodução em aquários, permitiu se obter uma variedade bastante diversificada.
É fácil saber quando a fêmea engravidou, pois quando isto ocorre, ela apresenta uma grande mancha negra na base do oviduto. Também um pouco antes de nascerem pode-se ver os olhos dos filhos através da fina parede abdominal. A fêmea depois de grávida, dará cria em 40 dias, em torno de 50 a 100 filhos. Após o parto, os filhotes irão se refugiar para escaparem de serem devorados pelos pais.

Curiosidades

Alguns cientistas, já observaram o fenómeno da mudança de sexo na fêmea do Peixe-espada. Certas fêmeas, depois de algum tempo de vida, quando os ovários param de funcionar, têm a nadadeira anal transformada em gonopódio, ou seja, a cauda começa a desenvolver-se na famosa espada masculina. No entanto esta teoria é rejeitada por alguns estudiosos, visto que o macho leva muito tempo para atingir a maturidade e desenvolver as características sexuais secundárias. Neste período antes do desenvolvimento o macho tem o corpo roliço como as fêmeas adultas, resultando para este grupo de estudiosos essa teoria enganosa de "mudança de sexo".


Trabalho realizado por:
Adriana,Ricardo e Sara Maravalhas

1 comentário:

  1. Vc sabia q esse não é o peixe espada? O nome dele é Sailfish(Peixe Vela) q é da mesma família do famoso e as vezes gigante Marlin, o qual é muito premiado em pescas esportivas. O peixe-espada é semelhante à uma lâmina de espada,como o próprio nome diz, lembra uma cobra prateada e achatada,como uma enguia.

    ResponderEliminar