Home

Seguidores

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Peixe-Elefante


Deve-se dar comida um pouco antes de apagar as luzes, uma vez que provêem de rios com pouco visibilidade e, por isso, orientam-se através de um sistema tipo radar e pelo toque. São peixes utilizados para controlar a qualidade da água, uma vez que são muito sensíveis a variações.
O Peixe elefante é um peixe de toca e, normalmente, só sai à noite.
Trata-se de uma das espécies de peixe comprovadamente mais inteligente. Aceitam "treino" para brincar com objetos, como argolas e bolinhas. São extremamente tímidos e sensíveis às variações na qualidade da água. Aceitam uma pequena quantidade de sal diluído na água, o que previne doenças de pele. São ideais para aquários exclusivos. Produzem um ténue campo eléctrico para sua orientação, pois são praticamente cegos.

Reprodução


Apesar das inúmeras tentativas, não há relatos de reprodução espontânea deste peixe em aquário, sendo obtida através de indução hormonal por criadores asiáticos, assim como não há diferenças conclusivas entre os sexos. Há quem diga que as nadadeiras dorsal e anal do macho são maiores que as das fêmeas, mas não há comprovação. Entretanto é curioso perceber que macho e fêmea se atraem magnéticamente. Os machos emitem forte campo magnético positivo, que uma vez percebido pelas fêmeas, faz com que elas emitam um campo negativo que as direciona até o macho. Há diversos estudos de técnicas reprodutivas, entretanto não há sequer relato de desovas.
Adriana, Ricardo e Sara Maravalhas

6 comentários:

  1. Esse peixe existe sim, porém não é esse da foto.
    Vejam:
    http://www.aquahobby.com/gallery/b_Gnathonemus_petersii.php
    http://bicharada.net/animais/pop.pix.php?f=1475

    ResponderEliminar
  2. Não consigo ler nada, para mim aparece fonte preta em fundo cinza super escuro.

    ResponderEliminar
  3. Não consigo ler nada, para mim aparece fonte preta em fundo cinza super escuro. Uso Opera 52 em Debian Stretch.

    ResponderEliminar
  4. Mais me parece que foi feita uma montagem com o peixe marinho YelouTang.

    ResponderEliminar