Home

Seguidores

sexta-feira, 4 de junho de 2010


Mosca doméstica

A mosca comum ou doméstica tem distribuição universal e adaptou-se muito bem ao convívio com a espécie humana. Ingere qualquer tipo de alimento, é considerada um risco à saúde devido seu potencial de disseminação de bactérias, vírus, protozoários e fungos patogénicos levados em seu corpo e suas patas. Cada mosca fêmea põe cerca de 700 ovos (6 baterias de 100 a 150 ovos) em não mais de dois dias após a cópula. Procura matéria orgânica em decomposição para deposita-los (fezes animais ou humanas, lixo doméstico, etc.).
A mosca passa por quatro fases distintas em sua vida: ovo-larvas-pupa-adulto. A mosca adulta tem excelente visão e um olfacto apenas razoável. Seu aparelho bucal é do tipo lambedor-sugador, e por isso só pode ingerir alimentos líquidos ou pastosos.
Óptima voadora, a mosca desloca-se a velocidades em torno de 6 a 8 km/h e pode atingir de 1 a 5 km de distância de seu nasce douro, embora a maioria delas procure permanecer nas imediações (100 a 500 metros).
Insecto de hábitos diurnos, descansa à noite pousada nas paredes, nos tetos e mesmo nos pisos; demonstra clara preferência para pousar sobre corpos cilíndricos, tais como fios eléctricos, arames, etc. Demonstra atracão durante o dia pelas cores amarelo e vermelha. Á noite e em dias mais quentes é mais atraída pelas cores azuladas e ultravioleta. Por isso que os açougues utilizam aquelas lâmpadas violetas nos estabelecimentos.

Jose Paulo, Francisco, Rafaela 5ºB

1 comentário: