Home

Seguidores

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Reprodução do rato



Quando caminha, a ratazana deixa marcada no chão (na terra ou no pó) uma linha contínua entre as suas pegadas: essa linha contínua é formada pela cauda, que é sempre arrastada no chão. No caso do rato-de-telhado não há essa linha, pois ele levanta a cauda enquanto caminha e, assim, não deixa esse sinal.
A locomoção é normal, isto é, os ratos andam. Mas em situações de perigo ou brigas entre si, podem correr. Além do mais, se houver necessidade, dão saltos de alturas surpreendentes! Os locais a serem atingidos pelos ratos quando saltam podem estar tanto no mesmo nível em que os ratos estavam anteriormente quanto em locais mais altos ou mais baixos.
Habilidades físicas
O senso de equilíbrio é muito desenvolvido nos ratos. O rato-de-telhado é um equilibrista muito habilidoso. Actualmente, alguns construtores fazem casas à prova de ratos, mas não podemos dizer que isso seja fácil. Vejamos algumas das habilidades desses roedores:
Os ratos podem penetrar por qualquer abertura, desde que consigam passar a cabeça por ela;
Podem roer diversos materiais duros, como madeira, tijolos, chumbo, folhas finas de alumínio e até áreas cimentadas do tipo 3:1 (3 partes de areia e 1 de cimento);
Podem nadar de maneira muito habilidosa em locais abertos, em distâncias de até cerca de 800 m. Assim, podem até mesmo alcançar residências bem isoladas, ainda que cercadas de água;
Podem mergulhar e nadar submersos, por exemplo, dentro de um cano de esgoto e prender a respiração por quase 3 minutos! Dessa maneira, podem chegar a invadir residências pelo vaso sanitário;
Podem subir pelo interior de canos ou calhas verticais que medem de 4 a 10 cm de diâmetro, apoiando-se nas suas pernas e costas;
Podem subir pelo exterior de canos ou calhas verticais que tenham até 9,5 cm de diâmetro. Para subir, abraçam-se aos condutores;
Podem cavar túneis na terra que atingem até 1,25 m de profundidade.


Rato
Os ratos são mamíferos que pertencem à ordem dos roedores (Ordem Rodentia) e à família Muridae. A seguir, leia mais sobre estes animais, que, apesar de pequenos, podem causar grandes estragos (e, às vezes, sustos maiores ainda!).
A verdadeira identidade dos ratos
A família Muridae é composta por ratos do Velho Mundo, ou seja, dos continentes Europeu, Asiático e Africano. Esta família inclui três espécies muito importantes para nós. Elas foram espalhadas pelo mundo através do comércio e pela navegação, e são bastante comuns. A sua importância dá-se por dois motivos: estas espécies danificam bens e estoques de alimentos e também podem transmitir várias doenças, como a peste, o tifo e a febre da mordida do rato.
Os chamados murídeos pertencem à Ordem Rodentia, a qual abrange todos os roedores, como o porco-espinho, a capivara, o esquilo, cutias, entre tantos outros. Os representantes desta ordem são geralmente pequenos, possuem garras nas patas e possuem dois pares de dentes incisivos muito afiados. Estes dentes não têm raiz e crescem sem parar durante toda a vida do animal. Por isso, são utilizados para roer as sementes e cascas mais duras, para obter alimento. Mas, e quando os ratos roem caixas de papelão, material feito de plástico, ou qualquer outra coisa muito estranha para ser um alimento?!
Será que os roedores se alimentam de papelão, plástico e coisas assim?! Calma!!!
Justamente porque seus dentes incisivos crescem sem parar é que os roedores também precisam roer sem parar. Então, mesmo que não se estejam alimentando, os roedores roem para gastar o tempo... quer dizer, os dentes!
Os roedores são animais cosmopolitas, ou seja, podem ser encontrados em todos os continentes, em altitudes que vão desde o nível do mar até acima de 5.800 metros no Himalaia! Desde desertos secos até florestas húmidas!
Os roedores compreendem quase 40% de todas as espécies de mamíferos. O tamanho desses animais varia bastante. Podemos encontrar desde ratos, com apenas 5 cm de comprimento, até a capivara com seus 1,20 m de comprimento! Mas a maioria apresenta por volta de 30 cm de comprimento. A alimentação também varia entre as diferentes espécies. Temos desde espécies onívoras até aquelas que já apresentam uma dieta bem específica. De maneira geral, alimentam-se principalmente de folhas, ramos, sementes e raízes, e alguns também se alimentam de insectos. Servem como fonte de alimento para muitos mamíferos carnívoros, aves e répteis.
As espécies menores são frequentemente abundantes e possuem potencial reprodutivo bem alto, ou seja, produzem um grande número de filhotes. Com esta capacidade reprodutiva impressionante aliada a sua adaptabilidade e capacidade de invadir todos os hábitats terrestres, os roedores são de grande importância ecológica.
A Ordem Rodentia pertence à classe dos mamíferos (Classe Mammalia). Os mamíferos possuem, entre várias outras características, o corpo geralmente coberto por pêlos. Também apresentam várias glândulas na pele e membros adaptados para andar, trepar, cavar, nadar ou mesmo voar. Além do mais, apresentam garras, unhas ou cascos, e as fêmeas possuem glândulas mamárias, que secretam leite para alimentar as crias.
Para terminar, a Classe Mammalia está incluída nos cordados (Filo Chordata, do grego chorda = cordão). Os cordados apresentam, entre outras características, uma notocorda dorsal, semelhante a um bastonete, presente durante pelo menos uma parte do ciclo de vida do animal. Notocorda?! A notocorda é um tipo de bastão alongado, formado por células. Este bastão é envolvido numa espécie de bainha. Podemos dizer que a notocorda forma o esqueleto primitivo (ou algo parecido com a coluna vertebral) dos embriões dos cordados.
Reprodução
Os ratos tornam-se aptos à reprodução aos 60 dias de idade sendo que os efeitos hormonais iniciais já estão presentes em ambos os sexos aos 30 dias de idade, evidenciando-se através da abertura da vagina nas fêmeas e pela descida e aumento dos testículos nos machos.
O
ciclo astral completo dura cerca de 4-5 dias, ou seja, a cada 5 dias ocorre ovulação. Quando agrupadas, porém, as fêmeas podem permanecer em amestro continuamente até que sejam expostas a um macho. A partir desse momento o estro retorna no prazo de até 72 horas. A presença de líquido seminal na vagina indica a ocorrência da cópula. Esse líquido é bem aparente, mas desaparece em 24 horas.
O período de
gestação é de 19-21 dias, exceto para fêmeas que estejam amamentando, quando a gestação se pode prolongar por 6 a 16 dias.Ao nascer, os ratos pesam em torno de 1,5 g e seu sistema imunológico não é competente. Carecem totalmente de pelos, exceto bigodes. Com uma semana de vida já apresentam pelos curtos e bastante finos. Os olhos abrem-se aos 9-10 dias e os dentes aparecem nessa mesma época. A alimentação sólida inicia-se logo após o desmame, entre 19 e 21 dias de idade.

Trabalho realizado por:
Diogo Fonseca, Francisco Costa, Ana Silva , Micaela Neves.

2 comentários: