Home

Seguidores

sábado, 29 de maio de 2010

Chimpanzé



  • Na natureza, os chimpanzés vivem em grupos que podem variar de 5 até mais de 100 indivíduos.

  • Os seus corpos são cobertos por uma pelagem grossa de cor marrom-escuro, com exceção do rosto, dedos, palmas da mão e plantas do pé.

  • Tanto os seus polegares como o dedo grande do pés são oponíveis, o que permite que segurem objetos com facilidade.

  • Como o homem, o chimpanzé consegue reconhecer a própria imagem no espelho.

  • Também são capazes de aprender certos tipos de linguagens, como a dos sinais.

  • Devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal de chimpanzés pelo mercado de carne e de animais, pensa-se que restam apenas 150.000 chimpanzés nos bosques e florestas da África Central e Ocidental.

  • Um século atrás havia aproximadamente dois milhões.

Reprodução


  • Os chimpanzés nunca formam uma parelha estável, podendo as fêmeas copular com vários machos.

  • O acasalamento só ocorre quando as fêmeas estão no período de cio, situação que é identificada através de um inchaço da zona anal.

  • A gestação do chimpanzé dura oito meses.

  • Não apresentam um período de reprodução definido.

  • O período de gestação varia entre 227 a 232 dias, após o qual nasce uma cria cujo peso varia entre 1,1Kg e 1,9Kg e que é amamentada até aos 2-3 anos.

  • Até cerca dos 4 anos o jovem não consegue ser totalmente independente.

  • A fêmea tem crias a cada três anos aproximadamente e é sexualmente activa até aos 30-40 anos.

  • As crias geralmente mantêm uma relação próxima com a mãe por vários anos.

  • A puberdade é alcançada com a idade de oito a dez anos

  • A sua duração de vida é de cinqüenta anos em cativeiro.

ADRIANA, RICARDO E SARA MARAVALHAS

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cavalo marinho

Curiosidades



  • O cavalo-marinho é uma espécie de peixe que possui a capacidade de mudar de cor

  • Para movimentar-se pela água usam a vibração das barbatanas dorsais

  • O seu corpo é coberto por placas dérmicas que servem de proteção contra os inimigos. Ele mantém-se na posição vertical, utiliza a barbatana dorsal como único meio de propulsão.

  • Possuem dois olhos e a capacidade de mexer um independente do outro.

  • Nadam na posição vertical.

Reproduçã0



  • A reprodução ocorre na primavera.

  • Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os deposita numa bolsa na base da sua cauda.

  • Dois meses mais tarde, os ovos abrem-se e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes .

  • Estes são semelhantes aos projenitores, mas pouco maiores que um centímetro.

  • Sobem logo a superfícies para encher as suas bolsas de ar, para poderem equilibrar-se na água.

  • Já se tornam independentes dos seus pais, mesmo sendo frágeis. Embora possa parecer caricato, o cavalo-marinho é um peixe, encontrando-se particularmente difundido em águas temperadas e tropicais.


  • Habitat: Águas pouco profundas, particularmente nas regiões tropicais.


  • Distribuição: Praticamente em todos os oceanos


  • Tamanho: Normalmente entre os 3,8 e 30 cm .

ADRIANA, RICARDO E SARA MARAVALHAS

Estrela - do - Mar

Estrela-do-mar - curiosidades:



  • O corpo das estrelas do mar tem simetria pentarradiada.

  • As estrelas–do–mar são animais marinhos mas não são peixes.

  • O seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes, apresentando cinco pontas ocas, chamadas braços. Os braços da estrela-do-mar são fléxiveis porque o seu esqueleto é constituído por espinhos minúsculos.

  • O corpo é duro e rígido, devido seu endoesqueleto, e pode ser quebrado em partes se tratado rudemente. Apesar disso, o animal consegue dobrar-se e girar os braços quando passeia ou quando seu corpo se encontra em espaços irregulares entre rochas ou outros abrigos.

  • As estrelas-do-mar não têm olhos, têm células especiais nas pontas dos braços, essas não distinguem as formas, mas podem detectar a claridade.


Reprodução



  • Reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gâmetas. Os novos seres são clones do progenitor.

  • Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar.

  • A sua reprodução é feita sobretudo através da regeneração, ou seja, se um dos braços desse animal for cortado pode desenvolver uma estrela do mar nova. Se a reprodução for sexuada, a estrela do mar tem um estado larvar.

ADRIANA, RICARDO E SARA MARAVALHAS

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Reprodução do rato



Quando caminha, a ratazana deixa marcada no chão (na terra ou no pó) uma linha contínua entre as suas pegadas: essa linha contínua é formada pela cauda, que é sempre arrastada no chão. No caso do rato-de-telhado não há essa linha, pois ele levanta a cauda enquanto caminha e, assim, não deixa esse sinal.
A locomoção é normal, isto é, os ratos andam. Mas em situações de perigo ou brigas entre si, podem correr. Além do mais, se houver necessidade, dão saltos de alturas surpreendentes! Os locais a serem atingidos pelos ratos quando saltam podem estar tanto no mesmo nível em que os ratos estavam anteriormente quanto em locais mais altos ou mais baixos.
Habilidades físicas
O senso de equilíbrio é muito desenvolvido nos ratos. O rato-de-telhado é um equilibrista muito habilidoso. Actualmente, alguns construtores fazem casas à prova de ratos, mas não podemos dizer que isso seja fácil. Vejamos algumas das habilidades desses roedores:
Os ratos podem penetrar por qualquer abertura, desde que consigam passar a cabeça por ela;
Podem roer diversos materiais duros, como madeira, tijolos, chumbo, folhas finas de alumínio e até áreas cimentadas do tipo 3:1 (3 partes de areia e 1 de cimento);
Podem nadar de maneira muito habilidosa em locais abertos, em distâncias de até cerca de 800 m. Assim, podem até mesmo alcançar residências bem isoladas, ainda que cercadas de água;
Podem mergulhar e nadar submersos, por exemplo, dentro de um cano de esgoto e prender a respiração por quase 3 minutos! Dessa maneira, podem chegar a invadir residências pelo vaso sanitário;
Podem subir pelo interior de canos ou calhas verticais que medem de 4 a 10 cm de diâmetro, apoiando-se nas suas pernas e costas;
Podem subir pelo exterior de canos ou calhas verticais que tenham até 9,5 cm de diâmetro. Para subir, abraçam-se aos condutores;
Podem cavar túneis na terra que atingem até 1,25 m de profundidade.


Rato
Os ratos são mamíferos que pertencem à ordem dos roedores (Ordem Rodentia) e à família Muridae. A seguir, leia mais sobre estes animais, que, apesar de pequenos, podem causar grandes estragos (e, às vezes, sustos maiores ainda!).
A verdadeira identidade dos ratos
A família Muridae é composta por ratos do Velho Mundo, ou seja, dos continentes Europeu, Asiático e Africano. Esta família inclui três espécies muito importantes para nós. Elas foram espalhadas pelo mundo através do comércio e pela navegação, e são bastante comuns. A sua importância dá-se por dois motivos: estas espécies danificam bens e estoques de alimentos e também podem transmitir várias doenças, como a peste, o tifo e a febre da mordida do rato.
Os chamados murídeos pertencem à Ordem Rodentia, a qual abrange todos os roedores, como o porco-espinho, a capivara, o esquilo, cutias, entre tantos outros. Os representantes desta ordem são geralmente pequenos, possuem garras nas patas e possuem dois pares de dentes incisivos muito afiados. Estes dentes não têm raiz e crescem sem parar durante toda a vida do animal. Por isso, são utilizados para roer as sementes e cascas mais duras, para obter alimento. Mas, e quando os ratos roem caixas de papelão, material feito de plástico, ou qualquer outra coisa muito estranha para ser um alimento?!
Será que os roedores se alimentam de papelão, plástico e coisas assim?! Calma!!!
Justamente porque seus dentes incisivos crescem sem parar é que os roedores também precisam roer sem parar. Então, mesmo que não se estejam alimentando, os roedores roem para gastar o tempo... quer dizer, os dentes!
Os roedores são animais cosmopolitas, ou seja, podem ser encontrados em todos os continentes, em altitudes que vão desde o nível do mar até acima de 5.800 metros no Himalaia! Desde desertos secos até florestas húmidas!
Os roedores compreendem quase 40% de todas as espécies de mamíferos. O tamanho desses animais varia bastante. Podemos encontrar desde ratos, com apenas 5 cm de comprimento, até a capivara com seus 1,20 m de comprimento! Mas a maioria apresenta por volta de 30 cm de comprimento. A alimentação também varia entre as diferentes espécies. Temos desde espécies onívoras até aquelas que já apresentam uma dieta bem específica. De maneira geral, alimentam-se principalmente de folhas, ramos, sementes e raízes, e alguns também se alimentam de insectos. Servem como fonte de alimento para muitos mamíferos carnívoros, aves e répteis.
As espécies menores são frequentemente abundantes e possuem potencial reprodutivo bem alto, ou seja, produzem um grande número de filhotes. Com esta capacidade reprodutiva impressionante aliada a sua adaptabilidade e capacidade de invadir todos os hábitats terrestres, os roedores são de grande importância ecológica.
A Ordem Rodentia pertence à classe dos mamíferos (Classe Mammalia). Os mamíferos possuem, entre várias outras características, o corpo geralmente coberto por pêlos. Também apresentam várias glândulas na pele e membros adaptados para andar, trepar, cavar, nadar ou mesmo voar. Além do mais, apresentam garras, unhas ou cascos, e as fêmeas possuem glândulas mamárias, que secretam leite para alimentar as crias.
Para terminar, a Classe Mammalia está incluída nos cordados (Filo Chordata, do grego chorda = cordão). Os cordados apresentam, entre outras características, uma notocorda dorsal, semelhante a um bastonete, presente durante pelo menos uma parte do ciclo de vida do animal. Notocorda?! A notocorda é um tipo de bastão alongado, formado por células. Este bastão é envolvido numa espécie de bainha. Podemos dizer que a notocorda forma o esqueleto primitivo (ou algo parecido com a coluna vertebral) dos embriões dos cordados.
Reprodução
Os ratos tornam-se aptos à reprodução aos 60 dias de idade sendo que os efeitos hormonais iniciais já estão presentes em ambos os sexos aos 30 dias de idade, evidenciando-se através da abertura da vagina nas fêmeas e pela descida e aumento dos testículos nos machos.
O
ciclo astral completo dura cerca de 4-5 dias, ou seja, a cada 5 dias ocorre ovulação. Quando agrupadas, porém, as fêmeas podem permanecer em amestro continuamente até que sejam expostas a um macho. A partir desse momento o estro retorna no prazo de até 72 horas. A presença de líquido seminal na vagina indica a ocorrência da cópula. Esse líquido é bem aparente, mas desaparece em 24 horas.
O período de
gestação é de 19-21 dias, exceto para fêmeas que estejam amamentando, quando a gestação se pode prolongar por 6 a 16 dias.Ao nascer, os ratos pesam em torno de 1,5 g e seu sistema imunológico não é competente. Carecem totalmente de pelos, exceto bigodes. Com uma semana de vida já apresentam pelos curtos e bastante finos. Os olhos abrem-se aos 9-10 dias e os dentes aparecem nessa mesma época. A alimentação sólida inicia-se logo após o desmame, entre 19 e 21 dias de idade.

Trabalho realizado por:
Diogo Fonseca, Francisco Costa, Ana Silva , Micaela Neves.

Reprodução do Macaco-aranha


Nome de duas espécies e quatro subespécies de macacos encontrados na Amazónia e em outros países das Américas do Sul e Central. São também chamados de coatá, têm membros desproporcionalmente longos e extraordinária agilidade, apesar de seu tamanho (1,40 m de comprimento até a cauda). Animais arborícolas, têm a cauda preênsil. Comem folhas, frutos e insectos, e para alguns caçadores, constitui a carne mais saborosa da Amazónia. As subespécies são coatá-de-barriga-clara, de-testa-branca, de-cara-vermelha e de-cara-preta.
Classificação científica:
o Família - Cebídeos
o Espécies são Ateles belzebuth e Ateles paniscus.
Gorila
Mamífero, é o maior e mais poderoso macaco antropóide. Um gorila macho pode alcançar uma altura de até 2 m e um peso de 250 kg. Habita a floresta ocidental da África equatorial e florestas e montanhas do Congo. Tem o pêlo grosso e de cor quase negra, que se torna cinza nas costas dos machos velhos. A cara é curta e desprovida de pêlo; o nariz é chato, com aberturas nasais largas e o arco superciliar, proeminente.
Emite um berro ululante quando está alarmado, grunhidos agudos para repreender um subordinado e grunhidos baixos para expressar prazer. Todos os gorilas golpeiam-se no peito; esse comportamento serve ao macho para demonstrar seu poder e autoridade e como intimidação. Na atualidade são considerados uma espécie ameaçada de extinção, por causa da destruição de seu habitat e da caça clandestina.
Classificação científica:
o Família - Pongídeos
o Superfamília - Hominídeos
o Ordem - Primatas
o Espécie - Gorila
Gibão
Vive na parte meridional da península de Malaca, na Birmânia e na Tailândia. São macacos pequenos (70 a 80 cm de comprimento), arborícolas (vivem em árvores), de membros anteriores muito longos e corpo coberto de um pêlo espesso de várias cores. No solo, marcham espontaneamente sobre os pés.
Orangotango
Bornéu e Sumatra são habitats do orangotango, palavra que, em malaio, quer dizer "homem da floresta". Os machos vivem sozinhos, com uma fêmea, ou em pequenos grupos familiares.
Classificação dos Antropóides
Ordem - Primatas
Subordem - Antropóides
Superfamílias - Cercopitecóides (Catarrinos - Velho Mundo) e Hominóides.
Família dos Cercopitecóides = Cercopitecídeos.
Hominóides = Pongídeos e Hominídeos
Gêneros e Espécies dos Cercopitecídeos:
Macaca nemestrina (macaco-rabo-de-porco)Theropithecus gelada (gelada ou babuíno-leão)Cynopithecus niger (macaco-negro)Mandrillus sphinx (mandril)Mandrillus leucophaeus (dril)Comopithecus hamadryas (babuíno-sagrado)Cercopithecus (guenon ou guereza)Cercocebus (Mangabeys)Erythrocebus patasColobus (colubus)Semnopithecus langur (macaco-folha)Rhinopithecus (macaco-narigudo)Nasalis larvatus (macaco-trombudo)
Gêneros e Espécies dos Pongídeos:
Hylobates sp. (gibão)Symphalangus syndactylus (siamango)Pan troglodytes (chimpanzé)Pongo pygmaeus (orangotango)Gorilla gorila (gorila)
Gênero e Espécie dos Hominídeos:
Homo sapiens (homem)
Elsa, Tiago

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Reprodução da Borboleta


-Habitat: Vive em locais abertos, de altitude do Estado do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.
Hábitos alimentares: A borboleta alimenta-se de frutas em fermentação caídas ao solo e suas lagartas comem uma espécie de capim que vegeta nos campos de altitude.
-Reprodução: Seus hábitos reprodutivos são ainda quase totalmente desconhecidos pelos cientistas. Sabe-se apenas que coloca os ovos isolados na planta alimento de suas lagartas que crescem, crisalidam (tornam-se crisálidas) e transformam-se em borboletas, realizando assim o ciclo biológico característico desses insectos.
-Particularidades: essa misteriosa borboleta voa apenas em Fevereiro e Março. Durante o resto do ano vive na forma de ovo e lagarta. Num ciclo muito lento. Ao contrário de outra espécies de brasolíneos, seu grupo de classificação científica, voa também durante o dia e não apenas no amanhecer e no crepúsculo.
Elsa, Jéssica, Sara Fernandes.

Pavão



Pavão

Chama-se pavão a aves dos géneros Pavo e Afropavo da família dos faisões (Phasianidae).
¯ Os pavões preferem alimentar-se de insectos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas.
¯ Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho tem um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e são um exemplo de selecção sexual.
¯ Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.
¯ Na América do Sul, principalmente no Brasil, há uma espécie de pavão raro e em extinção conhecido como pavão Michalick; ela possui a plumagem loira, e é muito cobiçada por sua raridade e beleza.
¯ No acasalamento da espécie Michalick, sempre há uma competição dos machos pelas fêmeas, já que nessa espécie há mais machos. Por esse motivo, a espécie está em extinção.
¯ O pavão é um animal que apresenta dimorfismo sexual acentuado. Incubação: 27 a 28 dias.


Trabalho realizado por:


Adriana Carreira, Sara Fernandes e Ricardo Nova, Área de Projecto, 5ºB, 2009/2010


Reprodução do Tigre




Caracteristicas:
Alimentação: é um animal carnívoro.
Comprimento: varia de 145 a 2,60 metros, até a raiz da cauda. A cauda pode ter mais de 1 metro.
Altura: 90 a 100 cm.
Peso: 130 a 320 kg.
Período de gestação: 100 a 108 dias.
Filhotes: 1 ninhada (1 a 4 filhotes) cada 3 anos. Os filhotes começam a separar-se da mãe aos 3 anos. Quando nascem os filhotes medem cerca de 30 cm e não pesam mais do que 1 quilo.
Habitat: o habitat original do tigre foi a Sibéria. Dai espalhou-se pela Índia, Indochina, Birmânia, Sumatra, Bornéu, Java, Bali, Turquia e Cáucaso.
Tempo de vida: tempo de vida médio de um tigre é de 20 anos. Os machos, em geral, vivem menos que as fêmeas.

Curiosidades:

• O maior tigre encontrado até hoje foi um tigre-da-sibéria com 2,60 metros de comprimento e 320 quilos de peso.
• A única maneira de saber se um tigre é macho ou fêmea é pela companhia dos filhotes, já que é a penas a fêmea que cuida da cria.
• As listras da cara do tigre são como a impressão digital de uma pessoa. Não há duas pessoas com a mesma impressão, assim como não há dois tigres com o mesmo padrão de listras.
• Os tigres são suficientemente fortes para arrastar grandes presas por longas distâncias. Um único tigre, por exemplo, pode puxar um búfalo-indiano que pesa cerca de 900 quilos. Para locomover um peso tão grande seriam necessários cerca de 14 homens fortes.
• Quando faminto um tigre grande pode comer até 45 quilos de carne em uma só refeição. Isso equivale a 1/5 do seu próprio peso.
• Os tigres são animais misteriosos e, possuem códigos próprios e inúmeras maneiras de se comunicarem entre si, por exemplo, eles tem a mania de arranhar arvores e deixar a marca de suas garras.

Trabalho realizado por:
Ana Silva, Diogo Fonseca, Micaela Neves.

Morcegos


Morcegos
A maior parte voa de noite em busca de alimento e dorme de dia escondido nas árvores.

Em busca de alimento:

Alguns morcegos alimentam-se de fruta, néctar das flores, peixes e até sangue, mas a maioria come insectos. Usam o seu sentido da audição para os encontrar na escuridão.
Imitem até duzentos guinchos por segundo. Estes guinchos são de demasiadamente agudos para que os possas ouvir.
Os guinchos atingem um insecto e são impelidos para trás. Este eco informa o morcego onde se encontra o insecto.
O morcego persegue então o insecto e apanha-o.
Tudo isto pode acontecer em menos de meio segundo.


Trabalho elaborado por:
Maria Lima, Tânia Torre e Pedro Giesteira. 5ºB, ano lectivo 2009/2010


A Reprodução do leão


O leão geralmente caça de noite e dorme cerca de 21 horas por dia. Os seus rugidos chegam a ser ouvidos a 8 km de distancia. Estes animais vivem em grupos familiares e constituídos por varias fêmeas da mesma família com as respectivas crias e um ou mais machos adultos. O Leão e um dos maiores felinos insistentes. O macho com a sua grandiosa juba tem 3 metros de comprimento e pesa2,30 kg . No entanto quem costuma caçar bandos e normalmente comem de 4 em 4 dias consomem até 50 kg de carne numa refeição. Passam cerca de 20 horas por dia a descansar.
José Paulo, Francisco Moreira, Rafaela Costa.

Reprodução do Texugo


As fêmeas apresentam um fenómeno interessante ao nível da reprodução, que se chama ovo-implantação retardada. Isto é, o ovo já fecundado desen­volve-se numa estrutura globular chamada blastocisto que fica suspensa no útero e só se implanta meses depois.
A implantação dá-se sempre numa altura específi­ca do ano, independentemente da altura da fecun­dação. Esta situação permite que as crias nasçam numa época rica em recursos alimentares. Se não houver alimento suficiente, não se dá a gestação, impedindo o nascimento da ninhada que não teria grandes possibilidades de sobreviver.
A época do cio ocorre normalmente na Primavera e os nascimentos verificam-se no Verão, tendo a gestação uma duração aproximada de dois meses. As ninhadas, apenas uma por ano, são geralmente compostas por 3 a 6 indivíduos. Os casais repro­dutores mantêm-se juntos todo o ano.
Elsa Resende, Jéssica Miranda, Sara Fernandes, Tiago André.